domingo, 20 de junho de 2010

MORFOLOGIA


As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem pequenos cloroplastos em suas células.Seu tamanho está relacionado à ausência de vasos condutores, estas chegam no máximo a 10 cm em ambientes úmidos. A evaporação remove consideravelmente a quantidade de água para o meio aéreo. A reposição por absorção é um processo lento. O transporte de água ao longo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores.

REPRODUÇÃO DAS BRIÓFITAS


O ciclo haplodiplobionte nos musgos.
Em todas as briófitas, a metagênese envolve a alternância de duas gerações diferentes na forma e no tamanho. Os gametófitos, verdes, são de sexos diferentes e duram mais que os esporófitos.
Existem órgãos especializados na produção de gametas chamados gametângios e que ficam localizados no ápice dos gametófitos. O gametângio masculino é o anterídio e seus gametas, os anterozoides. O gametângio feminino é o arquegônio que produz apenas um gameta feminino, a oosfera.
Para ocorrer o encontro dos gametas é preciso, inicialmente, que os anterozoides saiam dos anterídios. Gotículas de água do ambiente que caem nos anterídios libertam os gametas masculinos. Deslocando-se na água, os anterozóides entram no arquegônio e apenas um deles fecunda a oosfera. Forma-se o zigoto que, dividindo-se inúmeras vezes, origina o embrião. Este, no interior do arquegônio, cresce e forma o esporófito.
O jovem esporófito, no seu crescimento, rompe o arquegônio e carrega em sua ponta dilatada um pedaço rompido do arquegônio, em forma de "boné", conhecido como caliptra. Já como adulto, o esporófito, apoiado no gametófito feminino, é formado por uma haste e, na ponta, uma cápsula (que é um esporângio) dilatada, dotada de uma tampa, coberta pela caliptra.
No esporângio células 2n sofrem meiose e originam esporos haploides. Para serem liberados, é preciso inicialmente que a caliptra seque e caia. A seguir, cai a tampa do esporângio. Em tempo seco e, preferencialmente, com vento os esporos são liberados e dispersam-se. Caindo em locais úmidos, cada esporo germina e origina um filamento semelhante a uma alga, o protonema. Do protonema, brotam alguns musgos, todos idênticos geneticamente e do mesmo sexo. Outro protonema, formado a partir de outro esporo, originará gametófitos do outro sexo e, assim, completa-se o ciclo. Note que a determinação do sexo ocorre, então, já na formação dos esporos.


AMABIS E MARTHO

ESTRUTURA DAS BRIÓFITAS


Suas estrutras chamam-se:rizóides, caulóides e filóides ,pois ela não têm a mesma organização de raízes, caules e folhas dos demais grupos de plantas (a partir das pteridófitas).
Exemplos:
Musgos e hepáticas são os principais representantes das briófitas. O nome hepáticas vem do grego hepathos, que significa 'fígado'; essas plantas são assim chamadas porque o corpo delas lembra a forma de um fígado.
Os musgos são plantas eretas; as hepáticas crescem "deitadas" no solo. Algumas briófitas vivem em água doce, mas não se conhece nenhuma espécie marinha.

FONTE:Biliogia Paulino/Biologia Moderna Amabis e Martho

Briófitas



As Briófitas (do gergo bryon: 'musgo'; e phyton: 'planta') são plantas pequenas, geralmente com poucos centímetros de altura, que vivem em locais úmidos e sombreados.O corpo do musgo é formado basicamente de três estruturas:
Rizoides - filamentos que fixam a planta no ambiente em que ela vive e absorvem a água e os sais minerais disponíveis nesse ambiente;
Caulóide - pequena haste de onde partem os filoides;
filoides -estruturas clorofiladas e capazes de fazer fotossíntese.

OBS:Vídeos que podem ser visualizados para melhor compreensão do trabalho http://www.youtube.com/watch?v=Gi962K8lr50&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=JrjUGOR2HTM